Cachoeira do Elefante

A exuberante cachoeira da Rod Mogi Bertioga

Breno Cunha

1/4/20242 min read

Sempre quando descia pela Mogi-Bertioga eu olhava aquela cachoeira imensa naquela área de descanso e nunca que acha que aquele ponto poderia ser acessado. O acesso é considerado dífícil. Principalmente na volta. Não é longe. São apenas 3 km de distância entre a rodovia e o atrativo. E você me pergunta: Vale a pena? Eu digo que vale muito a pena.

As cachoeiras têm o poder de renovar nossa energias. Não tem cansaço que não seja renovado com um banho de Cachoeira. A água fria ao fazer uma massagem no nosso corpo é uma sensação incrível. Impossível interagir com essa força da natureza e não abrir o sorriso de felicidade.

A Cachoeira, segundo dizem, tem esse nome por verem nas pedras da cachoeira alguns formatos que assemelham ao elefante. Eu já tenho uma tese: eu acho que as montanhas vistas do Vale Verde fazem o formato de um mamute; por referência aos nossos tempos temos um elefante.

Ela tem dois acessos: um pelo Vale Verde, 16km e pelo Mirante na Mogi-Bertioga, 8km. A cachoeira.

Cachoeira do Elefante - Via Vale Verde - Mirante - 8km

A trilha começa por uma antiga estrada em meio a Mata Atlântica conservada até a margem do Rio Itapanhaú, maior rio em extensão do litoral paulista. Para seguir em direção a Casa de Pedra, monumento histórico em meio a Mata Atlântica, é necessário atravessar o rio, este local é um marco do desenvolvimento daquela época, com área ao ar livre é ideal para contação de histórias locais, descanso e alimentação. Adiante o visitante segue a trilha passando em pontos encachoeirados inseridos no Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Bertioga até a Cachoeira do Elefante, atrativo principal durante o trajeto. Após vivenciar uma incrível experiência no atrativo, a caminhada continua sentido mirante, que se encontrada ao sair da trilha, localizado em um determinado trecho da Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro, conhecida popularmente como Mogi/Bertioga.

Fonte: site do Site Ingressos Parques Paulistas

Cachoeira do Elefante - Via Vale Verde - Mirante - 8km

Já pelo Mirante o trajeto é melhor, mas continua a emoção de fazer a travessia no rio e subir até o ponto alto da trilha.

Seguem alguma orientações para fazer a trilha:

- Siga as orientações dos monitores e as sinalizações.
- Traga seus resíduos de volta, não deixe na trilha. Caso não seja possível, faça o descarte somente nos locais indicados.
- Em dias de chuva, por motivos de segurança, não haverá passeio.
- Roupas Confortáveis
- Calçados de Caminhada
- Óculos Escuros
- Boné / Chapéu
- Água e Lanche
- Capa de Chuva.